Crítica: Com “boi bandido”, Pantanal mostra lindo cenário e peca em falta de ritmo

Aguardada há dois anos, Pantanal estreou nesta segunda-feira (29) mostrando, mais uma vez, o grande potencial da Globo em suas produções. A trama trouxe imagens detalhadas, explorando a natureza e a capacidade tecnológica da emissora. Tudo com extrema qualidade.

Entretanto, na faixa de 21h18 e 22h47, a beleza estética do que seu viu na TV não foi capaz de ofuscar a falta de ritmo da novela. Respeitando a base do que se viu na estreia da Manchete, há 32 anos, alguns enredos deixaram a desejar.

A cena em que José Lourenço (Drico Alves) perde a virgindade ao ser levado pelo pai, Joventino (Irandhir Santos), em uma “casa de prazeres” manteve o enredo do que se viu em 1990. Óbvio que o ato machista conservador foi suavizado, mas seguiu o seu caminho originário.

CENA FRIA

Só que o encontro quente entre Lourenço e Generosa (Giovana Cardoso) foi refeito com um breu, que nem mesmo a promessa de exibição em 8K foi capaz de mostrar detalhes de uma intimidade que beirasse à paixão. Coisa que a Manchete mostrava normalmente, por volta das 23h.

O mesmo aconteceu quando Joventino  ficou durante cinco tomadas achar um “boi bandido” em meio à mata de Pantanal. Tira laço, põe laço, corre atrás do bovino babão, o encara e leva a boiada. Um pega daqui e corre de lá de paciência casada para o público.

Em resumo, o que se viu foi um Globo Rural ou Globo Ecologia de luxo com pouca narrativa impactante em enredo. A promessa de um capítulo de 1h30 de muita beleza e pouca história arrastada.

Algo bem diferente do que se viu na Manchete, quando houve cenas quentes, indignação, luta por terras e conflitos. Detalhe: em 1990, foram 46 minutos de arte levados ao ar, metade do que a Globo mostrou.

A audiência correspondeu, mas só a beleza de Pantanal não é suficiente. Agora, é aguardar que a trama engrene e traga as histórias densas que encham os olhos por completo dos telespectadores.

Pantanal estreia em alta e supera os 30 pontos de audiência no Rio de Janeiro

TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução TV

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31