Páginas: Marta descobre que um dos bebês de Nanda tem Síndrome de Down

O horóscopo de Marta (Lilia Cabral) não está nos seus melhores dias. Não bastasse ter a surpresa de ver a filha grávida de gêmeos, após gastar uma nota com sua viagem, de estar em luto pela morte de Nanda (Fernanda Vasconcellos) e ver Alex (Marcos Caruso) com problemas cardíacos, ela terá um novo problema para resolver. Um dos netos é portador da Síndrome de Down.

A notícia será dada por Helena (Regina Duarte), que está cada vez mais envolvida e abalada com a perda da paciente. A médica aguardou o enterro de Nanda para contar à Marta detalhes do quadro clínico da menina recém-nascida, que se chama Clara. Francisco nasceu plenamente saudável e terá alta nos próximos dias.

Helena diz à Marta que já percebeu que ela é uma pessoa que não gosta de rodeios, dá a informação sobre Clara e confirma que todos os exames constataram a síndrome. A mãe de Nanda começa a entrar em um completo quadro de negação:

“Deve haver algum engano, aí. Não conheço nenhum caso dessa doença na minha família, ao menos que a Nanda tenha feito alguma besteira, mas não tem a menor chance de ela ter tido um filho mongoloide”, inicia.

HELENA FICA EM CHOQUE COM MARTA

Imediatamente, Helena corrige Marta: “Mongoloide é um termo pejorativo que a senhora não deveria usar, principalmente agora, que é avó de uma criança com Síndrome de Down”, explica.

Marta segue negacionista: “Eu não sou. Não sou. Não sou. Não estou convencida disso, portanto eu não sou”, rebate, acrescentando que não vai levar uma neta “com defeito”.

Helena tenta ser a mais didática possível e explica que não há problemas hereditários e, sim, um acidente genético de divisão celular. Entretanto, nada convencerá Marta. A empresária tomará uma decisão brusca: Clara será entregue para adoção, e ela levará apenas Francisco para ser criado em sua casa.

Por fim, Helena entrega a fotografia de Nanda com Clara e Francisco minutos antes de morrer, deixando Marta com nó na garganta.

VEJA TAMBÉM:

O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a decisão das emissoras

Saiba tudo sobre Páginas da Vida no Viva!

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31