Morre no Rio Nelson Freire, um dos pianistas mais famosos do mundo

Morreu na madrugada desta segunda-feira (1), Nelson Freire, um dos pianistas mais famosos do mundo. Freire tinha 77 anos e faleceu em sua casa, no Rio. As causas da morte não foram divulgadas.

Nascido em 18 de outubro de 1944, Freire começou a tocar piano com 3 anos de idade, após ver a irmã estudando o instrumento. Incrivelmente, fez um recital aos 5 anos em São João Del Rei, em MG. Aos 12, foi para a Europa estudar com grandes professores de piano e foi consagrado pela imprensa local.

Uma das marcas de Nelson Freire foi por durante décadas negar-se a fazer gravações de seus trabalhos, pois acreditava que a música acontece ao vivo. Em 2001, ele começou a aceitar a ideia e lançou discos.

Entre as comendas e as distinções realizadas por Nelson Freire, destacam-se as de Cidadão do Rio, Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, Medalha Pedro Ernesto, Cavaleiro da Legião de Honra da França, Comandante de Artes e Letras da França, Medalha da Cidade de Paris e da Cidade de Buenos Aires, além do título de doutor honoris causa da Faculdade de Música da UFRJ.

A Globoplay tem em seu catálogo um documentário sobre a vida de Nelson Freire, produzido por João Moreira Salles, em 2003.

O pianista deixa o marido, o médico Miguel Rosário, e um irmão. Ele não tinha filhos.

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Divulgação / Festival Internacional de Londrina

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31