GloboPlay lança longa Samba de Santo – Resistência Afro-baiana

A GloboPlay lança nesta sexta-feira (7), o longa Samba de Santo – Resistência Afro-Baiana. O filme acompanha os bastidores de alguns dos tradicionais terreiros de candomblé de Salvador que deram nomes a três blocos afros da cidade: BankomaCortejo Afro e Ilê Aiyê. A obra tem direção  do músico e produtor Betão Aguiar.

“A ideia inicial era percorrer o circuito dos festivais e mostras de cinema. Mas com a pandemia, o cancelamento de muitos desses eventos e a vontade imensa de levar essa história para o público, chegamos ao streaming. Sem celebrarmos o Carnaval este ano, correndo o risco de no próximo ano também, a preocupação em torno dessas comunidades que vivem para esta festa é enorme. Que possamos ao menos relembrar e levar um pouco dessa alegria e beleza às pessoas”, diz Aguiar.

O filme faz parte do acervo criado por Betão Aguiar, que há dez anos começou a pesquisar e registrar a cultura popular brasileira pelo viés da música, com seis edições lançadas. A última delas é  dedicada à Bahia, traz discos de Capoeira, Chegança e Candomblé, além de curtas-metragens com Bule-Bule, Dona Cadu e As Cheganças Femininas.

Samba de Santo – Resistência Afro-baiana tem previsão de ser exibido na TV por assinatura no segundo semestre de 2021, no BIS.

GLOBO PRÓXIMA DE PROMOVER MUDANÇAS EM SEU JORNALISMO

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Divulgação / Crédito: Amanda Oliveira

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31