Jornal Hoje completa 50 anos: o telejornal que nasceu no Rio

Um dos principais telejornais da Globo está em festa: o Jornal Hoje completa 50 anos nesta quarta-feira, 21 de abril.

Atualmente, o JH é o telejornal com maior tempo de exibição dentre os produtos de rede: com 1h35 minutos no ar (por conta do Plantão BBB, o jornal perdeu 15 minutos até 4 de maio).

Mas nem sempre foi assim: o Jornal Hoje nasceu na redação da Globo Rio, no Jardim Botânico, em 1971 com o objetivo de ser uma revista diária, com informações ligadas à cultura e entretenimento. Léo Batista (88), atualmente no esporte, foi o primeiro apresentador do programa.

Maju Coutinho é a atual titular do ‘Hoje’, em um formato diferente de tudo o que se viu até aqui. A bancada ficou de lado e a jornalista comanda as notícias andando pelos estúdios da Globo São Paulo.

Em janeiro de 1999, a atração deixou do Rio de Janeiro rumo a São Paulo. Na ocasião, a Globo decidiu levar a produção do JH e do Jornal da Globo para a capital paulista, após lançar novos estúdios na principal praça do Ibope.

Sandra Annenberg foi a primeira apresentadora na era paulista de produção. Ela já estava no comando do jornalístico desde abril de 1998, no Rio.

Entretanto, a sua primeira passagem no JH durou pouco tempo. Sandra foi para Londres naquele ano para ser correspondente internacional, e Carlos Nascimento assumiu sozinho o telejornal.

Um ano depois, começou a fazer dupla com Carla Vilhena até que Sandra voltasse para o Brasil e reassumisse a bancada do Hoje.

As últimas edições do Jornal Hoje no Rio de Janeiro tiveram o comando de Claudia Cruz, que substituía Sandra Annenberg na capital carioca.

JORNAL HOJE: OUTROS APRESENTADORES

Antes disso, Fátima Bernardes comandou o Jornal Hoje no Rio. A apresentadora assumiu a função de editora-chefe do produto, após voltar da licença-maternidade dos trigêmeos, em 1998. Entretanto, a passagem de Fátima no JH não durou muito tempo.

A Globo promoveu uma mudança em seu jornalismo e retirou do JH para fazer dupla com William Bonner no Jornal Nacional no mesmo ano.

Lilian With Fibe, titular do JN na ocasião, foi alocada para o Jornal da Globo, ainda produzido no Rio. Um ano depois, também foi para São Paulo.

Ainda apresentaram o Jorna Hoje: Luís Jatobá, Berto Filho, Márcia Mendes, Marisa Raja Gabaglia, Leda Nagle, Pedro Bial, Marcos Hummel, Márcia Peltier, Leila Cordeiro, Augusto Xavier, Valéria Monteiro, William Bonner, Cristina Ranzolin, Monica Waldvogel, Renata Vasconellos, Evaristo Costa e Dony de Nuccio.

Sem contar os rodízios de fim de semana, que já contou com a presença de Renata Capucci, Zileide Silva, Mariana Godoy e Poliana Abritta. Atualmente, César Tralli é o substituto oficial de Maju Coutinho. César, Maju e Rodrigo Boccardi estão revezando o comando do jornal aos sábados.

Confira a cronologia de vinhetas nestes cinquenta anos do Jornal Hoje no fim da reportagem.

https://www.youtube.com/watch?v=AJpYCmDc2S0

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA!

Imagem: Divulgação / TV Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31