Crítica: Acusado de ser “branco demais”, SBT peca historicamente pela diversidade

O ‘Feliz 2021’ publicado pelo SBT em suas redes sociais foi alvo de crítica por muitos internautas. Muitos deles consideraram a emissora “branca demais” e ficaram com a nítida impressão de que o canal de Silvio Santos não respira ares de “diversidade”.

Sendo assim, o assunto, mais uma vez, reacende a importância da luta pelo antirracismo na televisão brasileira.

A verdade é que a inserção de pautas em seus principais telejornais é importante sobre os anseios da sociedade.

Entretanto, deixar de respirar o assunto no interior e na rotina de trabalho destas emissoras, que são concessões públicas, é um comportamento na contramão do que se é publicado. Além de pautar o racismo, é preciso ser modelo na luta antirracista.

CADÊ A DIVERSIDADE, SBT?!

E 2021 não é um capítulo à parte dentro do SBT. Outras campanhas montadas pela emissora mostram a escassez de personalidades “não brancas” em ações da emissora.

Há dez anos, o elenco do SBT também desejou um feliz ano novo a seus telespectadores e, na ocasião, a maioria dos profissionais incluídos na arte são brancos. A única exceção é a jornalista Joice Ribeiro, que aparece bem ao fundo da imagem.

Um ano depois, o SBT fez uma gravação com a maioria do seu elenco e também é possível destacar que a totalidade dos profissionais são brancos.

Nesta ação, a jornalista Joice Ribeiro e o ator Jean Paulo Campos participam. A ausência de diversidade também é notada em outras campanhas publicitárias do SBT em anos anteriores.

Imagem: Lourival Ribeiro/ SBT (Arquivo)
Imagem: Reprodução / Arquivo – Ação Publicitária 2015

Imagem: Reprodução / Arquivo – Ação Publicitária 2016

Imagem: Reprodução / Arquivo – Ação Publicitária RJ 2018

O jornalista Eduardo Moura, titular do Audiência Carioca, comenta o assunto no canal do site no Youtube.

Já se inscreveu no canal do Audiência Carioca no Youtube? Aproveite e se inscreva, deixe a sua opinião e o seu ‘like’! Venha fazer o AC na nossa companhia!

VEJA MAIS:

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA!

Imagens: Arquivo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31