EBC abre pregão que mira em frequência FM para a Rádio Nacional, exibida no AM

Está marcada para a próxima quinta-feira (9) um pregão eletrônico da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que pode mexer com a frequência das principais rádios do Rio de Janeiro.

Segundo edital do processo administrativo nº 1166/2019, em sua página 89, informa características de um dos objetos da licitação. Dentre estes, há a menção de uma frequência em FM para a Rádio Nacional. Repare que o texto trata a emissora como “Rádio Nacional FM, no Rio de Janeiro“.

As partes interessadas precisam preencher uma série de qualificações técnicas do objeto licitatório. Para a frequência modulada em FM, o vencedor do pregão terá que disponibilizar o transmissor por 36 meses.

O evento licitatório está marcado para a quinta-feira (9), às 9h30, horário de Brasília. Ainda não se sabe o número certo de interessados.

Além do Rio, a EBC procura outras frequências para outras rádios de seu grupo, incluindo produtos do DF.

Vale lembrar que a Rádio Nacional é uma das mais tradicionais do país, com 83 anos de história. Seu histórico prédio [foto], na Praça Mauá, tem um dos visuais mais bonitos na cidade.

Atualmente, seu conteúdo disponibilizado em 1130 AM ou pela internet é rodado no prédio da EBC, na rua da Relação, no Centro do Rio.

Desde o fim da década passada, o governo tenta arrumar novos espaços em frequência FM para fazer a migração de grandes rádios, que ainda operam pelo AM.

Nem todas as emissoras possuem concessões em seus grupos de comunicação e aguardam espaços modulares ou não conseguem arcar financeiramente com um possível arrendamento.

O edital mencionado está no portal da EBC – clique aqui.

Imagem: Reprodução Internet / Google Maps

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31