Prêmio Ubuntu celebra a arte e a cultura afro no Rio

O Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio, será palco para o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra. O evento acontece na próxima quarta-feira (29), às 20h e terá a apresentação da cantora e atriz Elis Zerbinatto. A importante premiação foi criada e idealizada por Paula Dias, diretora do projeto Afrotribo.

Ao todo, serão nove categorias premiadas: Dança, Teatro, Música, Religiosidade, Literatura, Educação, Manifestação Cultural, Personalidade e Protagonismo Juvenil. A organização informa que haverá uma premiação batizada de Menção Honrosa para pessoas que lutem pela causa negra. Assim sendo, qualquer pessoa, de origem negra ou não, poderá ser contemplada.

A proposta da premiação é fortalecer e dar visibilidade à cultura afrodescendente no Brasil. A entrada é franca, mas não há mais lugares disponíveis, devido à alta procura.

A escolha das personalidades foi feita através de entidades ligadas ao movimento artístico negro. As indicações ocorreram por grupos culturais e terão avaliação final de uma comissão julgadora representada por membros da sociedade civil, de artistas, do poder público, de articuladores do prêmio, como Paula Dias, a idealizadora do Prêmio Ubuntu.

Imagem: Arte / Prêmio Ubuntu

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31