Exclusivo: Dois anos depois, Record TV não cumpre promessa anunciada por Marcos Mion e participantes de reality relatam descaso

Promessa é dívida, já diz o ditado. Só que para a Record TV, até aqui, a máxima não tem sido 100% respeitada.

Em 2017, a emissora produziu o polêmico reality show ‘A Casa’. Para quem não lembra, a disputa foi apresentada por Marcos Mion e reunia cem pessoas em uma residência com estrutura para apenas quatro pessoas.

Apesar de não ter tido grande audiência e repercussão, a decisão do programa foi marcada por um comprometimento até então ainda não cumprido.

No dia 5 de setembro, o apresentador Marcos Mion solicitou ao público do programa que acessasse o portal R7 e votasse entre os 96 participantes, que não disputavam a final, para retornarem à segunda temporada do game.

Além do pedido de votação, Mion prometeu aos telespectadores um maior poder de influência no programa. Primeiramente, o apresentador confirmou que a Record TV faria a segunda temporada de ‘A Casa’, mesmo sem dizer quando.

“Eu quero começar a grande final da primeira temporada de ‘A Casa’ confirmando uma notícia que pipocou em toda imprensa durante a última semana. Teremos, sim, a segunda temporada de A Casa. A maluquice continua, Brasil!!! [risos] Mas, desta vez, com uma maior participação do público, que vai poder interferir de várias maneiras diferentes. Aliás, isso vai começar agora.”

Marcos Mion

Na sequência, Mion abre a enquete e afirma que os vinte mais votados serão convidados para estarem na segunda temporada de ‘A Casa’.

Presta atenção você que está assistindo. Lembra a eleição que eles faziam toda semana? Que elegia o dono da casa, que formava os painéis? Então… Agora, chegou a sua vez de votar. Você vai ajudar a gente a escolher, qual destes moradores que estão aqui nessa platéia hoje… Quais deles serão convidados para a segunda temporada de ‘A Casa’. Então entra agora na página do R7.com e vota nos seus cinco moradores preferidos. Oh, presta atenção. Você vai entrar no site e vai votar em um de cada vez. Mas só pode votar em cinco. A regra é a mesma do programa. Eles se atrapalharam bastante com isso, mas tenho certeza que você em casa não vai se atrapalhar. Tem que escolher cinco pessoas, nem uma mais, nem uma a menos. Se não, o nosso sistema vai anular o seu voto, tá? Presta atenção. Eu vou repetir que nem eu repetia para eles. Você deve votar em cinco moradores, um de cada vez. Lembrando que os quatro finalistas não podem ser votados. Então, os nomes deles não estarão na lista. Tá bom? É o seguinte: os vintes moradores mais votados vão ficar no painel verde, ganhando a chance de voltar para ‘A Casa’. E os vinte menos votados vão ficar no painel vermelho. É isso mesmo, isso o que eu falei: os mais votados pelo público serão convidados a voltar na segunda temporada do programa. Então, vai. Começa a votar agora. Entra no seu celular, no seu tablet, liga o seu computador… Porque eu vou encerrar essa votação daqui a pouco”

Marcos Mion

Até o fim desta reportagem, o vídeo com os diálogos de promessa descritos acima, mesmo não cumpridos, ainda se encontrava no canal oficial de ‘A Casa’ no Youtube – AQUI. Veja a foto a seguir.

Minutos depois, Marcos Mion retorna mostrando o painel verde [foto capa] e relata os contemplados pelo público. A ordem relatada pelo apresentador foi a seguinte: Patrick, Charles, Allex Lopes, Adriano, Titi, Raphaella, Papi Noel, Karina, Guilherme Costa, Maurício Bezerra, Gabi, Carol Kovax, Ana, Bru Guimarães, Luana, Barbara, Kelly, Marrudo, Clayane e Rai.

Até o fim desta reportagem, o vídeo com o anúncio dos felizardos ainda se encontrava disponível no R7 – AQUI. Veja a foto a seguir.

O Audiência Carioca conversou com alguns destes ex-participantes contemplados com o retorno ao programa. Alguns deles aguardam até a presente data o chamamento ou uma posição final da Record TV ou da Fremantle Brasil, produtora que realizou o programa.

Na próxima quinta-feira (5), completam-se dois anos da votação e das promessas feitas pela Record. Nunca mais a emissora se manifestou pela TV sobre o retorno de ‘A Casa’ para o grande público e se vai cumprir a promessa feita.

Um deles nos revelou que, durante o período, recebeu apenas um comunicado evasivo, enviado por e-mail pela produção do programa. Com exclusividade, nós revelamos o conteúdo da mensagem.

O e-mail foi enviado pela produção do programa em 16 de abril de 2018, às 18h55. Segundo os participantes, o primeiro posicionamento oficial ocorreu 7 meses e 9 dias após o anúncio da conquista das vagas no R7.

A mensagem, de posicionamento em aberto, não deixa claro se a emissora pretende ou não cumprir a sua promessa: “Se e quando uma nova temporada vier a ser produzida, você será avisado…”, dizia o texto.

Um dos participantes nos revelou que perdeu trabalhos por conta da promessa de retornar à TV: “Fiquei o ano inteiro inteiro sem fazer nada. Fiquei à espera da segunda temporada e faltando dois meses me mandam e-mail falando que não ia ter em 2018”, afirmou. O caso foi passado pelo participante a um advogado, que estudará a melhor medida a ser tomada.

Conforme solicitado ao Audiência Carioca, a identidade dos participantes não será revelada. Como a emissora ainda não desistiu oficialmente de produzir uma nova temporada de ‘A Casa’, alguns deles ainda acreditam que possam ser chamados para a atração.

Nós questionamos aos participantes consultados se a Record TV chegou a convidá-los para uma outra produção, como forma de compensação. Todos os ouvidos disseram que nunca mais foram procurados, com exceção do e-mail mostrado nesta reportagem.

Também perguntamos se houve algum cachê compensatório ou algum adiantamento de pagamento inicial para a próxima temporada. Todos os ouvidos disseram que não receberam nenhum dinheiro referente à segunda temporada.

Vale lembrar que a única participante reaproveitada de ‘A Casa’ foi Monick Camargo, que acabou entrando em ‘A Fazenda Nova Chance’, no mesmo ano. Entretanto, ela não estava na relação dos vinte escolhidos pelo público.

Um outro participante revelou que liga constantemente para a Fremantle Brasil. Mesmo a promessa tendo sido feita em rede nacional, ninguém sabe dizer a data certa: “Todos os vinte participantes só receberam esse e-mail depois de eu ligar varias vezes para a Fremantle. Eles não sabem nada sobre a segunda temporada”, revelou.

Apesar da falta de comunicação, todos os ouvidos disseram estar dispostos a retornar à segunda temporada. Eles aguardam que, assim como prometido por Marcos Mion, o público possa decidir mais sobre a rotina da casa.

Um dos participantes revelou que o cachê recebido para estar em ‘A Casa’ foi de R$ 1 mil. Para os moradores de outros estados, além do pagamento, também foram custeadas as passagens.

Questionados se havia um dinheiro extra para quem fosse ficando mais dias no reality, os consultados disseram que isso não estava no acordo e, assim sendo, não receberam novos pagamentos.

A vencedora da competição foi Thaís Guerra, que recebeu o prêmio de R$ 436. 772,00. A escolha foi feita pelo público do R7.

Procurada, a Record TV não se pronunciou até o fim desta reportagem. O espaço segue em aberto para um posicionamento oficial da emissora.

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31