Desde o início de fevereiro, crianças e pais ganham uma nova opção de entretenimento no streaming. A série musical infantil “Firinfa e os Fifos” está disponível no Prime Video, em uma proposta que mistura animação, educação e referências à música popular.
Idealizada pelo músico brasileiro Fernando Ordones, a produção apresenta uma banda formada por crianças em um desenho animado e traz um repertório que dialoga com clássicos da música, como Beatles, Jovem Guarda, Lafayette e Stevie Wonder.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
Além de composições autorais, a série inclui versões de cantigas tradicionais, como “O Sapo não lava o pé” e “Borboletinha”, buscando oferecer uma experiência sonora mais rica e menos repetitiva para o público infantil — e também mais agradável para os adultos que acompanham o conteúdo.
A ideia do projeto surgiu a partir da experiência pessoal de Ordones como pai de Lucas, hoje com 8 anos. Ao lidar com situações cotidianas da infância — como conflitos na escola, rotina de higiene, alimentação e regras de convivência —, o músico percebeu que a música poderia ser uma ferramenta educativa.
“Eu converso muito com o Lucas. Ele agora quer que eu faça uma música sobre o medo do escuro e uma outra sobre a hora de escovar os dentes. E também trouxe sua visão em ‘Rock da Cadeirinha’. Havia um verso inicial que dizia assim “se acontecer algum imprevisto, a cadeirinha protege você”. E o Lucas me perguntou o que era imprevisto. Ele me lembrou que as crianças não entenderiam o que é imprevisto e sugeriu usar ‘acidente’. Esse feedback foi superválido”, avaliou Ordones, em resumo.
Além disso, Firinfa e os Fifos mostra também conflitos
Um dos primeiros exemplos foi a canção “Bater no amigão, não!”, criada após um episódio em que o filho entrou em conflito com um colega no jardim de infância. Segundo Ordones, o refrão simples ajudou a criança a assimilar a mensagem de forma espontânea, mostrando o potencial da música como reforço positivo na educação.
Com o avanço do projeto, Ordones se uniu ao produtor Luciano Tucunduva para ampliar o conceito musical da série. A dupla decidiu inserir referências sutis ao rock e à música dos anos 1960 e 1970 nos arranjos, como em “Piolho Pimpolho”, que traz influências de “I Am the Walrus” e timbres inspirados em versões de Stevie Wonder.
A proposta é que a série dialogue com diferentes gerações: enquanto as crianças se divertem com as histórias e canções, pais e responsáveis podem reconhecer referências musicais clássicas, transformando a experiência em um entretenimento compartilhado.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga: Facebook, Instagram, Youtube e Threads. Acesse nosso conteúdo: audienciacarioca.com.br
Imagem: Youtube
